Página Inicial > Sociedade > O Renascimento da Melhor Idade

O Renascimento da Melhor Idade

Na relação entre pais e filhos, esses últimos, que inicialmente estavam numa situação de dependência total, vão aos poucos se tornando independentes. Ao chegar à velhice, a tendência ao aumento de limitações e incapacidades, faz com que os filhos sejam levados a dispor de maior atenção e cuidados a seus pais, invertendo assim os papéis anteriores à relação de autoridade. Os filhos decidem acomodar os pais nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), o nome formal para asilos, casas de repouso e geriátricas.

Este cotidiano se faz presente em algumas famílias e, é preciso saber lidar com essa realidade e refletir antes de tomar algumas atitudes. Esse assunto ainda gera conflitos por se tratar de um tema delicado que gera preconceitos. Mas para muitos idosos, as casas de repouso são consideradas uma nova família, onde se pode resgatar o respeito, segurança, ter novas amizades e assistência em suas necessidades.

Dados preliminares do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontam a existência de 6 mil instituições de longa permanência para idosos no país.

Tranquilidade

O objetivo das casas de repouso não é substituir as famílias, mas sim proporcionar uma qualidade de vida satisfatória e digna aos idosos. A ausência do convívio familiar permite que o idoso tenha dificuldades no dia-a-dia, e as necessidades não ficam restritas apenas aos cuidados fisiológicos, mas também aos  psicológicos.

Alguns dos idosos não aceitam a decisão da família de colocá-los em uma casa de repouso. A sociedade ainda julga essa atitude comocidade-dos3 abandono familiar, mas o cenário atual não condiz com essa afirmação. Hoje o idoso reside numa casa de repouso pelo fato da família não ter condições de cuida-lo. Muitos dos idosos têm somente um filho, ou alguém responsável que não é da família, e que não tem condições financeiras para mantê-lo, diz Josefa Coísse, coordenadora da Cidade dos Velhinhos Santa Luiza de Marilac.

Essas instituições de repouso precisam estar adaptadas e regulamentadas perante as leis para manter um padrão de funcionamento. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estabelece normas a serem cumpridas nas casas de repouso, governamentais ou não, destinadas à moradia coletiva de pessoas acima de 60 anos.

Dedicação

As casas de repouso não ficam omissas diante da ausência familiar. Elas procuram estabelecer contato entre a família e o idoso, justificando que essa atitude é fundamental. Nós estabelecemos em contrato que o responsável acompanhe o idoso durante a sua permanência aqui. Isso é determinante para o bem-estar do idoso, afirma Josefa Coísse.

É admirável ver quantas iniciativas estão sendo tomadas para que os nossos idosos não sofram com o descaso da sociedade. A terceira idade pode sim ser tranquila e ativa. Mas, talvez, os idosos se sintam assustados com a fraqueza do corpo e da mente, ou enfrentam doenças típicas da fase, como Parkinson e Alzheimer.

As barreiras aos cuidados geriátricos podem ser amplas, visto que, em muitos casos, a depressão e a ansiedade são consideradas normais nessa faixa etária. O suporte familiar é determinante nessa etapa em que o idoso se sente carente e necessita não só de cuidados médicos, mas de afeto.

Imagem: Divulgação / Cidade dos Velhinhos

* Texto desenvolvido para trabalho acadêmico

Leia aqui sobre as creches  para idosos

CategoriasSociedade
  1. 22/04/2009 às 11:39 pm

    Do ponto de vista de quem é dono de um “asilo”, trabalha ou vive disso, o texto mostra o lado prático da questão. Certamente alguns “velhinhos” se sentirão melhor lá do que junto a seus familiares. Esses por sua vez acharão nessas instituições o alívio de não terem que cuidar de seus pais ou parentes idosos. Infelizmente, essas pessoa só conseguirão se sentir plenamente realizadas e felizes quando e se chegarem à velhice e também forem levadas gentilmente às “suas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs)”.
    Um fraterno abraço.
    Deus ainda existe.
    Pode Crer!

  2. 05/11/2009 às 12:30 pm

    Gostaria de saber como funciona a creche de idosos acima de que idade e se como são esses idosos se são dependentes ou não , valor e o que eu teria que levar.

  3. 22/12/2009 às 2:51 pm

    Boa tarde, sou professora e gostaria de abrir uma creche para idosos. Vocês podem me ajudar com algum projeto de modelo? ou me informar onde encontro informações de acordo com a lei?

    Obrigada
    Goreti

    • Sonia Aparecida Marcolino
      18/11/2013 às 2:20 pm

      Boa tarde! Gostaria de obter maiores informações sobre a abertura de uma creche para idosos, qual a formação acadêmica precisa ter, preciso saber mais informações, as que eu tenho estão mui vagas. Aguardo

  4. 22/12/2009 às 2:55 pm

    Olá, boa tarde, sou professora e estou interessada em abrir uma creche para idosos. Vocês teriam um projeto modelo pra me fornecer? ou o endereço de um site onde eu possa pegar o modelo e informações de acordo com a lei.

    Obrigada

    Goreti

  5. Marli Saar
    27/05/2010 às 3:58 pm

    Olá, boa tarde, estou interessada em abrir uma creche para idosos. Vocês teriam um projeto modelo pra me fornecer? ou o endereço de um site onde eu possa pegar o modelo e informações de acordo com a lei.

    Obrigada

  6. 01/07/2010 às 2:04 pm

    tenho votade de monta uma creche p idoso ja tenho a casa gostaria de auguem p min orienta obrigada

  7. 06/10/2010 às 4:45 pm

    Olá!
    Como Presidente do VALORIDADE, associação sem fins lucrativos, voltada para a terceira idade, gostaria de aprofundar a discussão dos interessados em implantar uma creche para idosos no Rio de Janeiro. Favor contactar valoridade@terra.com.br ou (21)9134 7915.
    Grata
    MC

  8. gloria
    13/10/2010 às 11:45 am

    Gostaria que me orientassem. Minha mãe/86 anos tem alzheimer, está na primeira ou segunda fase, não esta totalmente dependente. Ela fica na casa de minha irmã com uma cuidadora, mas não estamos sentindo resultados, ou seja, está depressiva e muito anciosa em muitos momentos.
    Moro na zona sul, bairro vila joaniza, gostaria de saber se existe alguma creche por essa região, publica de preferencia, em ultimo caso privada, pois trabalho e gostaria que ela tivesse uma qualidade de vida melhor, com cuidados de quem realmente entende do estado dela.
    A situação está deixando a familia em pé de guerra, o que parece não ser diferente de muitas que a gente ouve por aí.
    Agradeço de coração e se pudessem ser o mais rapido possivel, como disse a situação está insustentável.
    Gloria.

  9. Jossara Rocha Cardoso
    13/10/2010 às 5:48 pm

    Eu acho muito boa esta edéia de creche para a terceira idade, sou Coordenadora da coordenadoria de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas da cidade de Novo Hamburgo RS, e gostaria muito se pudessem me enviar um modelo de projeto para criarmos aqui a creche para a terceira idade ou centro dia como alguns falam.

  10. Dirlene Mota
    24/10/2010 às 7:14 pm

    Sou acadêmica de administração de empresas, e meu TCC será uma creche de idosos, gostaria de informações a respeito desse empreendimento, viabilidade, custo, etc…

    Grata,
    Dirlene Mota

  11. Vanessa
    23/02/2011 às 11:24 am

    Boa tarde, sou estudante de Arquitetura e Urbanismo, e o meu TCC sera de uma creche para idosos, gostaria de saber como funciona, se possivel me mande um modelo, fotos, algumas sugestões e o que mais puder me fornecer a respeito deste assunto.

    Grata,
    Vanessa

  12. Riva Marcia
    24/03/2011 às 11:15 am

    Gostaria de saber aonde fica essa creche,minha mãe tem halzaime ela tem 66 anos.
    Ela não esta depedente, pois toma banho sozinha, come e vai ao banheiro sem precisar de ajuda.Não quero para moradia e sim para ficar dia sim e dia não, pois trabalho a noite em dias alternados.
    muito obrigado pela sua atenção.

  13. dorcas
    29/03/2011 às 12:47 pm

    assim como levamos nossos filhos para a creche,e passamos o dia inteiro longe deles,por conta do trabalho,eu não acho mal algum em levar nossos idosos que depende de nós ,para uma creche tambem,a diferença é que são idosos,enquanto as crianças não cresceram,quantos que depende de trabalhar e muitas veses deicham os idosos sozinho em casa,,então melhor é na creche,e a noite teremos a familia toda reunida ,não é mesmo?

  14. Roseli Trindade
    07/04/2011 às 10:58 pm

    Sou professora e gostaria muito de abrir uma creche para idoso, tenho esta ideia a muitos anos, você poderia me ajudar,

    aguardo

  15. katia
    20/08/2011 às 5:39 pm

    Em Porto Alegre onde tem curso de cuidadora

  16. Cassia Quadros
    28/09/2011 às 11:13 am

    Bom dia, minha mãe tem alzheimer, nivel 24 e gostaria de saber como funcionam as creches para idosos em SP, ela mora no bairro da Lapa, endereços, valores, e até as da prefeitura.
    Horário de entrada e de saíde. Por favor responder no email aguccigq@yahoo.com.br
    Eu não moro em São Paulo e tenho tido dificuldades em arrumar pessoas para cuisar dela, pois ela implica e as pessoas não ficam. Grata Cassia

  17. Sonia
    27/10/2011 às 12:30 pm

    Olá, gostaria de endereços de creches para idoso no RJ, se alguém puder indicar, agradeço.
    Sonia
    srmlima@uol.com.br

  18. Valquiria
    10/01/2012 às 9:26 am

    Bom dia,
    Gostaria de saber se tem alguma creche idoso na Z.Norte de são Paulo e, quanto custa para um casal passar o dia e, qual a mais recomendada.
    Obrigada,
    Lili

  19. 29/01/2012 às 12:01 pm

    Bom dia!
    Meu nome e Luciene sou enfermeira pós graduada em saúde pública e saúde do idoso ,quero saber como faço pra abrir uma cheche do idoso,moro em Porto Velho e aqui não tem nada parecido.
    Como vcs podem me ajudar.

    • Francielly
      06/11/2014 às 5:05 pm

      Boa tarde!Luciene Alves, você conseguiu as informações sobre a creche de idosos??

  20. Waldeli Carvalho
    22/02/2012 às 2:23 pm

    Olá, meu nome é Waldeli combastante experiência no cuidado, lazer e bem estar de idosos. Como faço para receber informações sobre Creche de Idosos, principalmente a legislação se é que já foi regulamentada no Estado de São Paulo. Grato pela ajuda

  21. nilza terezinha figueiredo
    26/08/2012 às 2:28 pm

    Waldeli Carvalho :
    Olá, meu nome é Waldeli combastante experiência no cuidado, lazer e bem estar de idosos. Como faço para receber informações sobre Creche de Idosos, principalmente a legislação se é que já foi regulamentada no Estado de São Paulo. Grato pela ajuda

  22. madalena
    03/09/2012 às 11:55 am

    Moro na zona leste , e gostaria de mais informações sobre a creche – endereços e telefones – aguardo – obrigada -

  23. cecilia reis
    25/09/2012 às 6:55 pm

    Olá, meu nome é Cecilia. Sou cuidadora de pessoas alzheimer e tenho interesse em abrir ima creche para idosos. Poderiam ajudar enviando modelo e leis que regulamentam esse tipo de creche? Saberiam i valor a ser investido?
    Obrigada e aguardo resposta.

  24. Neide Valente Sabo
    18/05/2013 às 11:42 pm

    Gostaria de saber, maiores detalhes s/a creche p/idosos, inclusive valores.
    Grata
    Neide

  25. 21/07/2013 às 12:01 pm

    21-07-13

    Olá, meu nome é Bernadete, sou Professora, Parapsicologa e Massoterpeuta e gostaria de abrir uma crche para idosos em minha cidade. Poderia me enviar um modelo do projeto e leis regulamentais para esse fim, e o valor que investiria para mais ou menos 20 pessoas.

    Aguardo retorno

  26. cesar sousa
    07/02/2014 às 10:05 pm

    olA minha mae tem alzheimer esta com 76 anos gostaria de colocar numa creche para idosos durante o dia alguem pode me indicar alguma em sao goncalo ou niteroi de preferencia ou outro lugar no rio de janeiro obrigado

  27. valdelice maria de jesus
    12/05/2014 às 2:49 pm

    olá meu nome e valdelice gostaria de fazer parte do quadro de funcionários como proceder

  28. José Maria
    29/07/2014 às 3:09 pm

    Estamos precisando de um estudo de mercado para abertura de uma casa de repouso em Santos, vocês poderiam nos dar esta orientação?

    obrigado

    José Maria

  29. Adriana
    18/08/2014 às 1:20 pm

    Montei uma creche para idoso aqui em Sao Bernardo do Campo estou encontrando algumas dificuldades porque a maioria realmente quer vaga para internar o idoso. Aqui ofereço cursos de artesanato, jardinagem , tenho sala de jogos , tv, fisioterapia , fonoaldiologa e psicologo.

  30. Gleice
    04/12/2014 às 11:44 am

    Olá gostaria, de ajuda queria saber se há alguma creche p idoso.. Zona norte do Rio, moro no recreio dos bandeirantes.,, nessas proximidades, minha mãe tem 65 anos e está iniciando quandro de. Demência…

  1. 10/04/2009 às 2:05 am

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

